O Nordeste da Angela Hollanda

Eu venho lá do sertão e posso não lhe agradar (Geraldo Vandré)
Agradar ou não somos todos filhos do sertão!
O Brasil é Nordeste!
Trazemos n´alma um povo lutador em tempos de guerra líder religioso pode ser o general de guerra ,os sertões “de Euclides da Cunha narra Antônio Conselheiro defendendo a cidade de Canudos no Estado baiano seria uma injustiças não citar o coronel de Batina ,padre Cícero Romão Batista ,mais conhecido como o Santo “Padim Ciço” e padrinho do enigmático Lampião.
Esse é o meu Nordeste!
Dos Cabras da peste pra lá de porreta!
Palco de invasões estrangeiras colonizadoras e exploradas ,miscigenação foi inevitável e aquele sotaque gostoso de se ouvir
Chico Buarque já cantou
"O meu pai era paulista.Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro.Meu tataravô, baiano"
Comigo não foi diferente a mistureba aconteceu e me presenteou São Paulo,A CASA DO POVO NORDESTINO.
Redescobrir o Nordeste é descobrir os nove estados do Nordeste ,sem eles a Federação brasileira seria incompleta
Redescobrir a história cravada e enraizada naqueles terras ,a serra da Capivara no Piauí ,as pinturas rupestres ,os sítios arqueológicos o Parque dos Dinossauros na cidade de Souza no estado Paraibano , a presença marcante da arquitetura de um Brasil Colonial escravista monárquico nos estados do maranhão,Pernambuco e Bahia.
Alagoas e Sergipe com suas belas praias Rio Grande Do norte
Meu esporte é Vaquejada
Monto e derrubo boi
Preciso registra o coronelismo das famílias tradicionalistas políticas ,oligárquicas hereditárias em todo o nordeste.
Redescobrir a terra dos cabras Macho”Sim Senhor”,mulher rendera dos artistas populares ,cordelistas ,poetas ,repentistas ,escritores ,humoristas ,rezador,forrozeiro,das carrancas dos ”Velho Chico”.
Terra Hospitaleira que não fala ,canta estória de trancoso,acompanhando do cafezinho e beijú com uma tripa de bode assada ,a fogueira ilumina aquele noite até o sol raiar naquele terreiro em frente a casa aconchegante no interiorzão.
O Nordeste de cabo a rabo naquele solão quente é tarefa fácil seu cabra tenha coragem e fé em Francisco das Chagas do Canindé, pode apiá meus conterrâneos , o pau de arara é transporte ,PORQUE aqui surge um novo Nordeste.

Por Angela Hollanda
Jornalista do POVO NORDESTINO





Comentários